quarta-feira, 1 de abril de 2020

Esclarecimentos do Comitê COVID-19 Jacarezinho


Informados de mais um caso de Covid-19 na região Norte Pioneiro, com resultado Positivo para Coronavirus, vimos a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1. Paciente proveniente de Quatiguá, foi encaminhado ao Pronto Socorro no dia 18 de março pp. para realização de tomografia com quadro respiratório grave. 
2. Durante o exame, teve piora do seu quadro clínico com necessidade de entubação traqueal no serviço de emergência da Santa Casa, até sua transferência para Londrina.
3. Houve manipulação do paciente durante a sua permanência no Pronto Socorro, porém com cuidados apropriados no sentido de preservação das condições de prevenção contra infecção pelo coronavirus por parte da equipe médica e de enfermagem.
4. Os médicos de plantão na noite do atendimento do paciente bem como os funcionários da Santa Casa estão sendo monitorados e sendo tomadas medidas pertinentes
Assim, ressaltamos a necessidade de mantermos os cuidados de higienização, com utilização de álcool gel ou álcool a 70% para higienização das mãos e superfícies (balcões, mesas, utensílios, etc.,) evitando infecção cruzada.

Necessitamos que seja feita a manutenção no momento das medidas de distanciamento social evitando aglomerações, de acordo com as orientações já de conhecimento da população, emanadas do Ministério da Saúde e dos órgãos estaduais e municipais responsáveis.

Dr. Nilton Jose de Souza
Comitê COVID-19 - Jacarezinho